fbpx

Principais benefícios da Análise de Inventário

Você já parou para pensar qual a importância de se fazer uma Análise de Inventário em seu negócio? Essa medida é fundamental para que sua equipe de TI tenha mais controle sobre os ativos de sua empresa. Hoje, falaremos um pouco mais sobre os benefícios que esta prática pode trazer para o seu negócio!

O que é a Análise de Inventário em TI?

A Análise de Inventário de TI nada mais é do que o levantamento de todos os recursos de tecnologia que uma empresa possui, tanto de hardware quanto software. Este levantamento deve fornecer todos os detalhes necessários para facilitar a gestão da TI, como informações técnicas, números de série, data de compra, tempo de garantia e local em que estão instalados.

 

Como citamos anteriormente, ao manter o inventário atualizado, estes profissionais têm mais controle sobre os equipamentos e passa a entender melhor as necessidades da empresa, garantindo a praticidade e a organização, que são características fundamentais para qualquer negócio.

 

Você está pronto para colocar suas ativos em ordem? Vamos conhecer as principais vantagens que essa medida pode trazer para a sua área de TI!

Confira!

1. Controle de Suporte

Quando seus profissionais realizam esta Análise de Inventário da empresa, ela passa a usufruir de uma série de benefícios. Um deles é o controle. Por saber exatamente o número de ativos e a situação de cada máquina, estes técnicos ficam aptos a realizar as manutenções necessárias para preservar e potencializar o desempenho de máquinas e dispositivos. 

 

Por isso, essa medida se mostra fundamental para empresas de todos os portes que não pretendem investir em novos equipamentos em um curto período de tempo. 

2. Vida útil

Quando sua TI realiza regularmente uma Análise de Inventário, seus profissionais de TI tem muito mais conhecimento sobre os equipamentos e softwares do seu negócio. Como citamos anteriormente, isso permite que as devidas manutenções e renovações de licenças sejam feitas sem atrasos, prolongando a vida útil de muitos equipamentos e garantindo a segurança.

 

Empresas que não contam com este tipo de prática acabam perdendo dinheiro, já que, devido ao descuido, os equipamentos apresentam problemas técnicos muito mais cedo do que o normal, além de correrem o risco de perderem informações e sofrerem ataques. 

 

Sendo assim, quando sua TI aplica a Análise de Inventário, ela prevê a vida útil destes ativos, além de obter uma série de outras informações.

3. Segurança garantida

A Análise de Inventário também ajuda seu negócio a aumentar as barreiras de Segurança, pois equipe de TI tem todo o conhecimento dos softwares devem estar instalados nas máquinas dos colaboradores do seu negócio. 

 

Assim, é muito mais simples identificar irregularidades como vírus ou outras ameaças virtuais e prestar um atendimento ágil para solucioná-las antes que causem grandes problemas!

4. Redução de custos

Depois de conhecer todos esses benefícios, fica fácil entender porque a Análise de Inventário pode ajudar o seu negócio a reduzir os custos. Afinal, com uma equipe de profissionais a postos e bem informados, seus equipamentos durarão muito mais tempo, as licenças de software serão renovadas na hora certa e seus colaboradores conseguirão produzir muito mais, já que estarão seguros e com melhores condições de trabalho.

 

Viu só? Agora você conhece mais sobre os benefícios que a Análise de Inventário pode trazer para a sua empresa.


Dúvidas, comentários e sugestões? Entre em contato com nossos profissionais! Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletters para receber mais dicas sobre gestão de TI e Tecnologia!

Potencialize sua área de TI!

Inscreva-se na nossa Newsletters

Nós da Code3D enviamos conteúdos semanais para você aprender a reduzir seus custos com tecnologia e potencializar seus resultados na área de TI.
Será que você está pronto?

Newsletters da Code3D Tecnologia!

Insira seu e-mail para receber novidades!