fbpx

Como proteger a Nuvem do seu negócio?

Entender a importância da Nuvem Corporativa é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. Feito isso, é preciso pensar em como será feita a segurança dessa ferramenta, pois, como já citamos anteriormente aqui no blog, a Nuvem também precisa de barreiras de proteção.

 

No post de hoje, vamos conversar mais sobre a Segurança da Nuvem Corporativa e aprender na prática como protegê-la. 

O que é a Nuvem Corporativa?

A Nuvem é uma estratégia eficaz de armazenamento de dados na internet. Ela é uma boa alternativa para empresas que querem reduzir os custos com armazenamentos físicos ou que planejam compartilhar informações de interesse em comum com sua equipe. 

 

A Nuvem também pode ser utilizada para Backup, o que é ideal para manter as informações do seu negócio seguras e disponíveis. Vale lembrar que aqui no blog nós já compartilhamos um post que ressalta os pontos negativos e positivos da Cloud Computing. Caso tenha interesse, você pode conferi-lo aqui.

Como posso proteger minha Nuvem?

É importante lembrar que a Nuvem também é alvo de ataques de criminosos e por isso precisa de atenção redobrada quando o assunto é segurança. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo exclusivo onde revelamos quatro dicas para você proteger a sua Nuvem de crimes virtuais.

 

Confira!

1. Responsabilidade

A primeira coisa que precisa ser esclarecida quando falamos em segurança de Nuvem é a responsabilidade das partes envolvidas. Como já explicamos anteriormente neste vídeo, existem diferentes tipos de Nuvem: A Pública, a Híbrida e a Privada. 

 

Para começar a pensar na proteção da Nuvem é preciso saber de quem essa responsabilidade, que varia de acordo como o modelo adotado pelo seu negócio. Por exemplo, na Nuvem Pública, é de total responsabilidade da sua empresa pensar nas estratégias e nas ferramentas que serão utilizadas para proteger esse ambiente dos crimes virtuais. 

 

Sendo assim, a primeira coisa fazer é entender quem é o responsável por esse trabalho e assim ficar livre para colocar a mão na massa. 

2. Visualize os erros

Um fator fundamental para potencializar a segurança da sua Nuvem é a visualização! Sim, você precisa conseguir enxergar os erros e brechas para que consiga tomar as providências necessárias para resolvê-los.

 

Para isso, será preciso uma ferramenta que realize uma Análise de Vulnerabilidades na sua arquitetura. Tendo essa visibilidade, você consegue corrigir erros e evitar que ocorram invasões. 

3. Proteja seus dados

Outra estratégia que pode ajudar a aumentar a segurança da Nuvem Corporativa é a chamada Automação da Segurança. Essa medida é importante porque os ataques que dão certo, geralmente, ocorrem porque a resposta à ameaça é lenta, o que facilita o ataque. 

 

Por isso, é importante encontrar uma solução que consiga corrigir automaticamente as vulnerabilidades e recursos de acesso do usuário, que seja capaz de informar sobre anomalias no tráfego de saída, revelar cargas de trabalho de aplicações ocultas e muito mais. 

 

Assim, você garanta que os problemas sejam resolvidos com agilidade e sem causarem danos para o seu negócio.

4. Prevenção nunca é demais

Para finalizar, você também pode contar com a ajuda da Criptografia para manter seus dados em Nuvem ainda mais protegidos. Essa medida torna suas informações indecifráveis para pessoas não autorizadas. 

 

Existem Nuvens que já possuem esse tipo de funcionalidade, mas caso seja necessário pode-se utilizar um software para criptografar os dados e garantir a segurança!

 

Viu só? Agora você já sabe como proteger a Nuvem da sua empresa. Lembre-se que esse tipo de prática é fundamental para garantir a segurança das suas informações.

 

Dúvidas, comentários e sugestões? Entre em contato com nossos profissionais! Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletters para receber mais dicas sobre gestão de TI e Tecnologia!

 

Até o próximo post!

Potencialize sua área de TI!

Inscreva-se na nossa Newsletters

Nós da Code3D enviamos conteúdos semanais para você aprender a reduzir seus custos com tecnologia e potencializar seus resultados na área de TI.
Será que você está pronto?

Newsletters da Code3D Tecnologia!

Insira seu e-mail para receber novidades!