Prós e Contras da Cloud Computing – Descubra!

Prós e Contras da Cloud Computing – Descubra!

A Cloud Computing é uma estratégia de armazenamento muito conhecida no meio corporativo. De acordo com a McAfee, 71% das empresas brasileiras fazem uso da Computação em Nuvem do tipo híbrida (pública e privada).

A procura pelas soluções em nuvem cresce cada vez mais no Brasil. Desta forma, enquanto alguns empresários de pequeno e médio porte estão buscando muito por estes serviços, outros se perguntam se realmente vale a pena investir na Cloud Computing e aplicá-la em seus negócios.

 

Pensando em tudo isso, nós da Code3D resolvemos revelar os segredos que todos querem saber. No post de hoje, você conhecerá os 4 benefícios mais relevantes da Cloud Computing e os 4 malefícios que mais preocupam as empresas na hora de adquirir este serviço.

Está pronto para conhecê-los?

4 benefícios da Cloud Computing

1. Economia garantida

Muitas empresas optam pela Cloud Computing pela redução de custos que ela proporciona. Essa economia acontece porque não é preciso investir em infraestruturas potentes e hardwares de última geração para usufruir da Nuvem, logo há uma diminuição bem significativa dos custos com armazenamento de dados e TI.

Ao ser contratada, todo o gerenciamento da Nuvem fica por conta do fornecedor, assim como as medidas de segurança, atualizações e manutenções. Desta forma, a empresa que contrata a Nuvem arca apenas com os custos do serviço, podendo usufruir dela a vontade e quando precisar.

2. Flexibilidade para o seu negócio

A Nuvem consegue proporcionar uma experiência muito positiva para o usuário graças a sua flexibilidade. Seu tamanho pode ser alterado de acordo com a demanda da empresa contratante. Desta forma, é possível diminuir ou aumentar o espaço de armazenamento com extrema facilidade.

Além disso, ela é totalmente acessível de diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets. Assim, os colaboradores conseguem acessar as informações lá contidas a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, sem precisar de riscos rígidos, pen drives ou qualquer outro dispositivo para armazenamento.

3. Sustentabilidade e TI verde

O futuro pede que os negócios comecem a adotar medidas sustentáveis o mais rápido possível. A Cloud Computing ajuda o meio ambiente, já que disponibiliza tudo online. Você só precisa ter acesso à internet que todas as suas informações estarão disponíveis para uso.

Desta forma, não é preciso imprimir documentos, gasta-se menos com energia elétrica, há uma redução considerável no espaço físico e ainda diminui a necessidade de realizar compras de novos equipamentos.

4. Segurança potencializada

A Nuvem, quando bem protegida, é uma forma de armazenamento muito segura. Ela consegue manter os seus dados longe de crimes virtuais e outras ameaças.

 

Além disso, a Nuvem possui um backup automatizado para situações de emergência. Desta forma, caso algo aconteça, suas informações não serão postas em risco ou perdidas.

 

Quando se trata do mundo da internet, nada é 100% seguro. Por isso, é preciso sempre ter um time de especialistas em TI prontos para entrar em ação caso algo saia do planejado.

4 malefícios da Cloud Computing

1. Falhas na Segurança

Entende-se que, ao adotar a Cloud Computing como opção para o armazenamento de dados da sua empresa, as medidas de segurança adequadas já estão garantidas, como citamos acima, e que não há nada para se preocupar.

 

Pelo contrário, os técnicos de TI devem providenciar tais soluções e, caso não sejam adotadas pela empresa, os dados podem sim ficar em risco. Uma vez vulneráveis, ocorrem perdas, ataques e sequestros de dados com muita facilidade.

 

Por isso, se informe bem sobre como é a política de segurança deste fornecedor e do seu negócio. Descubra se possuem todas as ferramentas capazes de manter a nuvem protegida contra as mais diversas ameaças virtuais.

2. Dependência da Internet

Outro ponto negativo ressaltado pelos usuários da Cloud Computing é a dependência da Internet para conseguir acessar seus arquivos. Esta preocupação surge pelo fato de que, caso haja algum problema com a rede, não será possível buscar pelas informações na Nuvem.

 

Ressalta-se aqui então a importância da empresa obter uma infraestrutura e uma rede de qualidade, gerenciada por profissionais. Outra opção seria obter mais de uma opção de rede, de diferentes provedores.

 

Desta forma, caso alguma delas falhe, existem outras disponíveis para entrar em ação. O segredo aqui é sempre ter um plano B e uma equipe de TI bem preparada para garantir a disponibilidade dos serviços.

3. Riscos na migração

Um migração de má qualidade pode ser o pesadelo de muitos empresários que pensam em adquirir a Cloud Computing. Isso porque dados podem se perder e brechas podem ser abertas caso tudo não seja feito corretamente. Ressaltam ainda os esforços para realizar a migração e a forma que isso pode, inicialmente, prejudicar a produtividade da empresa.

 

Neste caso, nós da Code3D relembramos da importância de uma equipe de TI bem treinada e qualificada que esteja pronta para realizar a migração da melhor forma possível e com agilidade.

 

Contudo, lembre-se que toda mudança exige esforço. Pode parecer que é uma tarefa impossível de ser realizada inicialmente, mas, depois de feita, os benefícios superam todos os pontos negativos apontados.

4. Falha no provedor

Por último, outro malefício da Cloud Computing de acordo com os usuários é o risco de haver alguma falha no próprio provedor da Nuvem. A preocupação surge caso haja alguma falha no data center da própria empresa que armazena os seus dados na internet e não seja possível acessá-los.

 

Aqui, vale a pena ressaltar a importância de pesquisar bem antes de escolher qual será a empresa responsável pelos seus dados e lembrar sempre que nada é perfeito. Falhas podem sim acontecer, assim como indisponibilidade.

 

Porém, sem as vantagens da Nuvem seus dados correm riscos muito maiores de sofrerem ataques, seus gastos aumentam e a produtividade diminui de forma proporcional. Convém pôr na balança o que será sua prioridade na hora de decidir se vai investir ou não em Cloud Computing.

 

Lembre-se que cada negócio é um negócio. A Cloud Computing pode ser a melhor opção para alguns, mas não para outros. Por isso, pesquise bem e fique próximo de pessoas e empresas que entendem bastante do assunto antes de tomar sua decisão.

 

E então? Já decidiu se vai investir ou não na Nuvem? Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos profissionais e descubra qual é o melhor caminho para a sua empresa!

 

Quer receber mais dicas sobre Cloud Computing? Não esqueça de se inscrever na nossa Newsletters para receber conteúdos exclusivos sobre tecnologia, Segurança em TI, Cloud e muito mais!

 

Potencialize sua área de TI!

Inscreva-se na nossa Newsletters

Nós da Code3D enviamos conteúdos semanais para você aprender a reduzir seus custos com tecnologia e potencializar seus resultados na área de TI.

Será que você está pronto?


Eu estou pronto(a)!

Serviços

Contato

Newsletters da Code3D Tecnologia!

Insira seu e-mail para receber novidades!

[mc4wp_form id=”1714″]

Facebook


Instagram


Linkedin


Youtube

code3d