Scanner de Vulnerabilidades: 4 opções gratuitas

Scanner de Vulnerabilidades: 4 opções gratuitas

4 Scanners de Vulnerabilidades Gratuitos para a sua empresa

Para garantir a Segurança nas empresas, existem muitas ferramentas que podem ajudar. Dentre as inúmeras medidas de segurança, uma acessível e eficaz é o chamado Scanner de Vulnerabilidades.

Quando falamos em Crimes Virtuais, existem no Brasil muitas pessoas que acabam se tornando vítimas destas práticas. Segundo a SaferNet Brasil, as denúncias de Crimes Cibernéticos aumentaram cerca de 109% no ano de 2018. Isso coloca nosso país no ranking daqueles que mais sofrem com esses ataques.

Números como estes estão crescendo cada vez mais em solo brasileiro. Isso revela que as Medidas de Segurança precisam ser pauta principal não só nas empresas, mas para todos aqueles que acessam a Internet com frequência e querem navegar de forma mais segura.

Vale ressaltar que grande parte dos vírus acabam invadindo computadores aproveitando-se do descuido de usuários. Por isso, deve-se tomar muito cuidado ao realizar downloads, acessar links que aparecem nos e-mails junto à propagandas, mensagens de bancos, mensagens que informem que você foi vítima de algum roubo, fraude e etc.

Porém, mesmo com todo o cuidado, as empresas ainda estão expostas e podem acabar sendo vítimas de algum destes crimes.

Sendo assim, é fundamental obter ferramentas de qualidade e que consigam combater essas ameaças, como é o caso do Scanner de Vulnerabilidades. 

Para que serve o Scanner de Vulnerabilidades?

O Scanner pode ajudar sua TI a encontrar possíveis falhas e brechas que podem ser utilizadas para iniciar ataques maliciosos. As opções de Scanners disponíveis hoje em dia no mercado e na internet permitem que seu time de TI consiga realizar uma análise detalhada, satisfatória e que aponta exatamente que deve ser melhorado. Tudo isso pode ser realizado por um baixo custo ou gratuitamente. 

Se sua equipe de TI é pequena e a empresa não consegue fornecer os devidos investimentos para a Segurança da Informação, os Scanners podem auxiliar na hora de erguer as barreiras necessárias para manter estes criminosos longe dos dados do seu negócio. 

Pensando em todo esse cenário, nós da Code3D Tecnologia separamos 4 Scanners de Vulnerabilidades gratuitos para sua TI utilizar, aperfeiçoar e aplicar na sua área de Tecnologia, garantindo a Segurança de suas Informações.

Confira!

1. Scanner NMAP

O NMAP é um software livre de Scanner que detecta os computadores e serviços conectados a uma mesma rede. Dessa forma, ele consegue identificar portas abertas que estejam sendo utilizadas por algum servidor, além de serviços ativos e hosts conectados, criando literalmente um mapa da rede.

Este Scanner de Vulnerabilidades ficou conhecido principalmente por sua agilidade e pela variedade de opções que possui, sendo utilizado principalmente para administrar o inventário das redes.

Ele pode ser utilizado por meio de um comando, ou um gráfico, gerando uma lista com laudos e dispositivos rastreados pelo Scanner, entre outras informações.

Saiba mais sobre ele no nosso Canal.

2. Scanner OpenVAS

O OpenVAS é um conjunto de Scripts e Ferramentas que oferecem soluções de varreduras e de Gerenciamento de Vulnerabilidades. Com ele, é possível identificar uma grande variedade problemas e falhas.

Além disso, esse Framework disponibiliza um relatório que descreve essas brechas, além de vários links para que seu time de TI encontre meios de resolvê-las.

O Scanner OpenVAS executa cerca de cinquenta mil testes de vulnerabilidades na rede da sua empresa, permitindo que o técnico acompanhe a varredura em tempo real.

Saiba mais sobre este Scanner aqui. 

3. Scanner Wireshark

O Wireshark é um Scanner potente capaz de analisar uma rede em nível microscópico. Este analisador de protocolos verifica todo o funcionamento desta rede selecionada, podendo encontrar irregularidades, falhas ou ser utilizado para aprofundamento de estudiosos.

Ele realiza uma inspeção profunda de protocolos e pacotes de VOIP. Ele reconstrói e organiza os dados obtidos de forma visual e hierarquizada, em forma de linhas ou gráficos.

O Wireshark também disponibiliza filtros de análise, que permitem que o técnico de TI navegue com mais facilidade pelas informações obtidas.

Também temos um vídeo sobre este Scanner no nosso canal.

4. Scanner Nikto Web Scanner

O Nikto Web Scanner é um Scanner de Vulnerabilidades que executa testes em servidores WEB. Assim como os demais scanners desta lista, ele é gratuito e pode ser utilizado para encontrar falhas e potencializar a segurança de TI do seu negócio.

Sua equipe consegue baixá-lo com facilidade da Internet e é capaz de detectar mais de 6.700 ameaças diferentes, além de encontrar softwares de servidores desatualizados, sendo muito utilizado para simular testes de invasão nos servidores da empresa.

Depois de identificar as vulnerabilidades, o Nikto Web Scanner disponibiliza um relatório em TXT, HTML ou CSV.

Descubra mais sobre este Scanner aqui.

Viu só? Mesmo com poucos investimentos ainda é possível encontrar ferramentas de qualidade que, somadas a outras medidas de segurança potentes, o ajudarão a blindar sua empresa contra as ameaças virtuais.

Caso o seu negócio tenha muitos problemas com vazamento de dados, vírus e crimes virtuais, converse com nossos profissionais de TI. Com certeza acharemos as melhores soluções para que suas informações fiquem seguras por muito mais tempo.

Inscreva-se na nossa Newsletters e receba dicas de Segurança de TI exclusivas!

Potencialize sua área de TI!

Inscreva-se na nossa Newsletters

Nós da Code3D enviamos conteúdos semanais para você aprender a reduzir seus custos com tecnologia e potencializar seus resultados na área de TI.

Será que você está pronto?


Eu estou pronto(a)!

Serviços

Contato

Newsletters da Code3D Tecnologia!

Insira seu e-mail para receber novidades!

[mc4wp_form id=”1714″]

Facebook


Instagram


Linkedin


Youtube

code3d

Os comentários estão fechados.